História

Fundado em 17 de fevereiro de 1966, conforme previsão da Lei nº 4.886/1965, que regula as atividades dos representantes comerciais autônomos, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Pernambuco – Core-PE, Autarquia Pública Federal, tem como atividade finalística a fiscalização do exercício da profissão de representação comercial, esta em franca expansão nos dias atuais.

Como primeiro presidente do Core-PE, foi eleito o Sr Hélio Rodrigues Cardoso. Naquela oportunidade, foram registrados 500 representantes comerciais, dentre pessoas físicas e jurídicas.

Sua primeira sede localizava-se no bairro do Recife, no Edf. Continental, em uma pequena sala alugada. Após alguns anos, o Core-PE, acompanhando o crescimento e a evolução da demanda de fiscalização do exercício da profissão, adquiriu um imóvel para albergar a sua nova sede, esta localizada na Av. João de Barros, Recife-PE.

Posteriormente, mudou-se para a um novo imóvel de sua propriedade no bairro da Madalena, em Recife-PE. Tratava-se de sede própria, com excelente estrutura para atendimento ao público, representantes comerciais  e sociedade, cuja inauguração ocorreu no ano de 1996, quando contou com a presença de diversas autoridades do Estado de Pernambuco.

Seguindo a tendência de crescimento da profissão de representante comercial, assim como da necessidade de ampliação da fiscalização desta profissão, o Core-PE transfere-se para a nova sede na Av. Cons. Rosa e Silva, nº 2175, bairro da Jaqueira, um dos bairros nobres da cidade de Recife-PE. O imóvel conta com uma excelente estrutura para atendimento e desenvolvimento da atividade finalística do Conselho, com dois pavimentos, auditório, ampla recepção e climatização, com toda estrutura necessária para bem atender aos representantes comerciais e à sociedade.

Atualmente, estão registrados no Core-PE 24.557 representantes comerciais, entre pessoas físicas e pessoas jurídicas. No Brasil, são mais de 715 mil representantes comerciais registrados em seu respectivo Conselho Regional, no Sistema Confere/Cores.